13 de jan. de 2011

Sobre planejamento Urbano...

Imagem extraída do livro - Introdução ao Desenho Urbano no Processo de Planejamento / Vicente del Rio.

Um livro que recomendo a todo estudante de Arquitetura e Urbanismo, onde o autor aborda o processo de planejamento das cidades de uma maneira muito didática.  A imagem (charge) fala por si só, pois é evidente que o ser humano consegue dificultar e distorcer os desejos e anseios dos cidadãos, porem se tivéssemos profissionais adequados para resolver certas situações para com a cidade, as soluções seriam práticas, consequentemente mais baratas e inteligentes. Atualmente as cidades sofrem com problemas do uso e ocupação do solo (entre outros) e, em se tratando de planejamento urbano, não podemos mais eleger, por exemplo médicos e psicólogos, para cargos como prefeito e deputado pois desta maneira cada vez mais condenamos os espaços urbanos, ou seja, a nós mesmos.


"(...) se os contatos interessantes, proveitosos e significativos entre os habitantes das cidades se limitassem à convivência na vida privada, a cidade não teria serventia". (JACOBS, 1961, pág.59)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Sou...

Minha foto
Arquiteto Urbanista especialista em Criação e Desenvolvimento de Produto. Pós graduado em Docência no Ensino Superior. Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de Brusque e Uniasselvi/Assevim

amigos

visualizações